cascata da fraga da pena

Cascata da Fraga da Pena

A Mata da Margaraça situa-se na Área Protegida da Serra do Açor próximo da aldeia de Pardieiros e é lá que se encontra um acidente geológico deslumbrante, a Cascata da Fraga da Pena. É considerada um dos recursos naturais mais valiosos da paisagem protegida da Serra do Açor. Alimentada pela Barroca das Degrainhas formando um lençol de água que escorre para outro menor originando uma outra cascata com altitude aproximada de 20 metros.

A rocha metamórfica ali abundante é o xisto. Sobre ele encontra-se uma enorme vegetação de castanheiros, carvalhos alvarinho e medronheiros e claro, uma fraga de xisto onde corre a cascata.

cascata da fraga da pena

Um verdadeiro cenário utópico onde se pode encontrar em perfeita comunhão com a natureza, ouvindo as quedas de água e o chilrear dos pássaros. Tudo isto torna esta paisagem serena uma maravilha que permanece intocável pelo Homem, preservando assim a sua magia. Sem dúvida que é um refúgio paradisíaco onde a frescura e autenticidade prevalecem.

cascata da fraga da pena

Experimente passar um dia neste paraíso onde as águas límpidas e frias formam uma sucessão de piscinas naturais. Opte por ficar a contemplar a paisagem num banco de xisto ou por explorar o terreno. No local existem outras sucessões de piscinas ao subir umas escadas íngremes, aproveite e vá ao encontro do moinho antigo.

cascata da fraga da pena

Esta maravilha está inserida nas Aldeias do Xisto do município de Arganil.

Como Chegar à Cascata da Fraga da Pena

Coordenadas GPS: 40°13’12.8″N 7°56’09.5″W

Onde ficar



Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *